REQUERIMENTO N.º 296/2018. Reivindicando a instalação de um Centro Especializado em Oncologia (CEON)

A partir de 2000 foi implantado o Projeto Expande – O Projeto de Expansão da Assistência Oncológica pelo Ministério da Saúde, com a coordenação do Instituto Nacional de Câncer, visando a ampliação do acesso ao tratamento do câncer no Brasil, tendo em vista o desafio de reduzir as desigualdades regionais na oferta de assistência oncológica à população brasileira no SUS.

Com base nesse Projeto, no Estado do Ceará, apenas na capital, Fortaleza, é que tem mais abrangência desses tipos de estabelecimentos, que são de grande importância para a população, e em Barbalha, que contém o Centro de Oncologia do Cariri H.M.S.V.P, o que dificulta a assistência que muitas pessoas de outros locais necessitam para descobrir as doenças cancerígenas mais cedo, e não no estado avançado destas.

O número de casos de câncer tem aumentado consideravelmente em todo o mundo, constituindo-se em um dos mais importantes problemas de saúde pública em todos os países. No Brasil, o câncer é a segunda causa de morte não violenta, atrás apenas das doenças cardíacas.

Tendo em vista, é fundamental a implantação de um estabelecimento especializado em tratamento de câncer no município de Camocim, que possa atender não somente a Camocim e seus distritos, mas também as cidades circunvizinhas que hajam pessoas precisando dessa forma de atendimento, o que possibilitará um grande avanço para o município em questões primordiais de saúde. Além disso, o diagnóstico precoce é crucial para o tratamento do câncer, possibilitando uma cura mais rápida.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

Your email address will not be published.